segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Proteja seu blog no Blogger, fazendo backups periódicos

Fazer backup / Restaurar modelo

Melhor prevenir, do que remediar! O Blogger oferece um serviço de backup para o modelo, as postagens e até mesmo os comentários do seu blog. Saiba como usá-lo e esteja protegido contra modificações ou exclusões acidentais, ou perda de dados dos servidores do Blogger.

Backup do modelo

Para fazer o backup do modelo (ou template) do seu blog, vá para a área de edição HTML, e clique em “Baixar modelo completo”. O arquivo XML que será baixado conterá todo o código fonte do seu site e o posicionamento e conteúdo de seus widgets.

Caso precise do backup, para desfazer algum acidente, ou mesmo para usar o modelo em outro blog, basta pressionar o botão “Enviar arquivo…”, selecionar o arquivo XML do modelo, e pressionar o botão “Fazer upload”.

Fazer backup / Restaurar modelo

Backup total

Para fazer backup das postagens e comentários do seu blog, basta ir às configurações do seu blog, em opções básicas, e clicar em “Exportar blog”.

Ferramentas do blog

Logo mais, aparecerá uma confirmação. Pressione o botão “Fazer download do blog”. O arquivo XML que será baixado conterá todas as postagens e seus respectivos comentários, e o próprio código fonte do seu blog.

Exportar seu blog

Atualmente, não é possível fazer download de apenas uma postagem. O backup é de todas as postagens, comentários e do modelo do blog. Se tiver mais de um blog, deverá fazer backup individual de cada um deles.

Para importar as postagens e comentários para o seu blog, ou para outro blog no Blogger, basta voltar às configurações do seu blog, em opções básicas, e clicar em “Importar blog”.

Ferramentas do blog

Em seguida, aparecerá as configurações. Pressione o botão “Enviar arquivo…” e selecione o arquivo XML das postagens. Se quiser que todas as postagens importadas sejam publicadas automaticamente, marque a caixa de seleção “Publique automaticamente todas as postagens importadas”. Se mantê-la desmarcada, as postagens ficarão guardadas e você poderá escolher as postagens que deseja publicar. Depois, pressione o botão “Importar blog”.

Importar um blog

A exportação do modelo, ou das postagens do seu blog não fará com que seu blog seja excluído.

Postagens relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário