Há quatro estruturas de repetição em C#: while, do-while, for e foreach. Elas repetem uma ou mais instruções, até que a condição se torne falsa.
Estruturas de repetição: while, do-while, for e foreach
Estrutura while
A estrutura while é a estrutura de repetição mais simples. Enquanto a condição for válida, irá repetir as instruções. Exemplo:
sbyte r = 1, i = 5;
while (i != 0 && i > 0)
{
Console.WriteLine("{0}", r);
r++;
i--;
}
Console.ReadLine();
O exemplo acima irá repetir cinco vezes, retornando cinco mensagens separadas por uma nova linha, respectivamente: “1”, “2”, “3”, “4” e “5”.
Estrutura do-while
A estrutura do-while é semelhante a estrutura while, com a diferença que primeiro executa as instruções e depois verifica se a condição é válida. Enquanto for válida, irá repetir. As instruções serão executadas pelo menos uma vez. Exemplo:
sbyte r = 0, i = 0;
do
{
Console.WriteLine("a{0}", r);
r++;
i--;
} while (i != 0 && i > 0);
r = 0;
i = 0;
while (i != 0 && i > 0)
{
Console.WriteLine("b{0}", r);
r++;
i--;
}
Console.ReadLine();
No exemplo acima, as duas condições são falsas, mas irá exibir a mensagem “a0”, pelo fato de as estruturas do-while executarem as instruções pelo menos uma vez.
Estrutura for
A estrutura for é uma versão adaptada para o uso de índices. Ela declara uma ou mais variáveis, e aumenta ou diminui seus valores e repete as instruções, enquanto a condição for verdadeira. As variáveis declaradas deixarão de existir, quando a condição tornar-se falsa. Opcionalmente, pode usar uma variável já declarada. Exemplo:
for (sbyte i = 5, r = 1; i != 0; i--, r++)
{
Console.WriteLine("{0}", r);
}
Console.ReadLine();
ou
sbyte i, r;
for (i = 5, r = 1; i != 0; i--, r++)
{
Console.WriteLine("{0}", r);
}
Console.ReadLine();
No primeiro exemplo, as variáveis deixarão de existir, após a condição tornar-se falsa. Já no segundo exemplo, elas continuarão a existir. O resultado de ambos exemplos é o mesmo que o exemplo da estrutura while.
Estrutura foreach
A estrutura foreach é uma versão “automatizada” da estrutura for. Ela não necessita de uma operação lógica. Isso facilita coisas como manipulação de strings, já que a estrutura deduz o comprimento de uma string, tirando assim a necessidade de uma operação lógica. Exemplo:
string r = "Ricardo";
foreach (char i in r)
{
Console.WriteLine("{0}", i);
}
Console.ReadLine();
O exemplo acima irá exibir letra, seguida por uma nova linha, por letra da string r; algo como:
R
i
c
a
r
d
o
« parte anterior página principal »
0 comentários:
Postar um comentário