quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Como remover a barra de navegação do Blogger

Barra de navegação do Blogger

Os blogs hospedados no Blog*Spot ou editados pelo Blogger, possuem uma barra de navegação (conhecida como Navbar), que possui links para outros blogs e para o próprio serviço e isso desagrada alguns blogueiros. Saiba como removê-la.

Para fazer isso é simples: basta enganar o processador do Blogger, adicionando um comentário com a tag <body> dentro, antes da tag <body> real. Exemplo:

Antes:

<body>

Depois:

<!-- <body> -->
<body>

Com isso, o editor do Blogger pedirá a sua confirmação sobre a remoção do widget “Navbar1”. Clique no botão laranja “Confirmar & Salvar”.

Confimarção de remoção da barra de navegação do Blogger

Pronto! A barra de navegação do Blogger será removida, e o tamanho de sua página irá diminuir cerca de 400 bytes. Também não será possível vê-la na área “Design” do Blogger. Se mudar de ideia, é só apagar a tag <body> falsa, e a barra de navegação voltará.

Área “Design” do Blogger, sem a barra de navegação

Método alternativo

Para fazer isso é simples: basta adicionar, dentro da área <b:skin>, o seguinte código CSS:

#navbar-iframe { display: none }

Pronto! A barra de navegação do Blogger não será mais exibida. Porém, ainda será carregada, pois ela só está “escondida”. Também, ainda será visível na área “Design” do Blogger. Para reverter o processo, basta remover esse código.

Não é especificado nos TOS do Blogger (Terms of Service, que significa “Termos de Serviço”), se é permitido ou não tal ação, mas muitos blogueiros optam por removê-la. Deve-se ficar atento às mudanças dos TOS do Blogger. Uso por conta e risco.

Postagens relacionadas

2 comentários:

TAILLARD SILVANA disse...

Cacau meu rei!
Andei uns 10 blogs considerados uns dos melhores para explicação de montagem de blogs.
E somente aqui encontrei a solução real de retirar a maldita sidebar alias navbar do meu blog,no firefox.
Alias nos ultimos tempos montar blog pelo FIREFOX virou quase missão impossivel.
No IE aparece perfeitamente e no FIREFOX fica tudo desgovernado,uma bagunça doida e umas letras que crescem e escurecem sem parar.
Ai meus cabelos!
Beijos!

Ricardo Veloso disse...

Fico feliz em ter ajudado.

Postar um comentário