terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como carregar um jogo externamente no Blender

.blend para .exe

Pelo fato de o Blender estar sob a GNU GPL, os .blend não podem ser embutidos no player, sem que caiam sob a mesma licença, e isso pode ser um problema para quem pretende comercializar seu jogo ou simplesmente licenciar sob outra licença.

Um dos motivos dos .blend serem embutidos no player é que assim eles podem ser protegidos de cópia não-autorizada. Porém, eles não estão totalmente protegidos, pelo fato de poderem ser extraídos muito facilmente. Existem programas, espalhados pela internet, capazes de extrair os .blend, e eu mesmo já escrevi um script que faz isso. Outro motivo é que assim, um jogo feito no Blender pode ser executado em uma máquina que não possui o Blender instalado. Para contornar o problema, pode-se abrir o jogo externamente, usando um recurso dos Logic Bricks do Blender.

Passo 1

Já com o Blender aberto, vá para a área de Logic Bricks (pressione F4). A um objeto qualquer adicione um sensor Always, um controlador AND e um atuador Game e, conecte todos. Para o atuador, selecione “Start new game” e abaixo, digite o nome do arquivo do jogo (incluindo a extensão). Ficará assim:

Logic Bricks

Se quiser, adicione alguma imagem ou texto indicando que está carregando. Só será visível enquanto estiver carregando o .blend (será útil em jogos grandes); depois disso, sumirá automaticamente.

Passo 2

Agora é só embutir no player. Vá para o menu Arquivo e clique em “Save Game As Runtime...”.

Menu Arquivo

Digite o nome do arquivo (a extensão não é necessária) e clique em “Save Runtime”.

Diálogo “Save Runtime”

Certifique-se de deixar o .blend na mesma pasta que o executável. Também, se deseja por o jogo em tela cheia, a configuração deve ser feita no arquivo que vai ser embutido no player.

De acordo com a Blender Foundation, o player pode ser distribuído junto do jogo, contanto que estejam separados. Para mais informações, consulte o artigo Blender na Wikipédia.

Postagens relacionadas

2 comentários:

Eduardo disse...

cara você me ajudou e muito vlw mano continue postando coisas interessantes.estava procurando mesmo como vender games de acordo com a licença e isso me ajudou,eu so fiz isso coloquei uma scene carregando para carregar externamente o jogo separado vlw!

Ricardo Veloso disse...

De nada!

Postar um comentário