sábado, 31 de outubro de 2009

Como usar funções em JavaScript

Tag <script>

As funções são partes indispensáveis do JavaScript. Com elas, podemos executar determinadas ações quantas vezes quisermos. Aprenda neste tutorial como declarar funções e as utilizar.

Como declarar funções

Diferente de algumas linguagens, em JavaScript há apenas um tipo função. Para declarar uma função, usa-se a palavra reservada function, seguida do nome da função, e os argumentos (ou parâmetros) da função, separados por vírgula, entre parêntesis. O conteúdo da função é cercado por chaves. Exemplo:

function nome_da_funcao1() // Função sem argumentos
{
   alert("Olá, Mundo!"); // Conteúdo da função (que será executado)
}
function nome_da_funcao2(param1, param2) // Função com dois argumentos
{
   alert(param1); // Argumento 1
   alert(param2); // Argumento 2
}

Para acessar um argumento, basta indicá-lo pelo nome, como no exemplo acima. Cada função deve possuir um nome exclusivo. Cada função pode ter desde nenhum, a vários argumentos.

Como chamar funções

Para chamar funções (dentro de JavaScript. Para chamar em uma página XHTML, consulte: “Como chamar um script em uma página”), basta por o nome da função, seguido dos argumentos separados por vírgula entre parêntesis, terminando com ponto-e-vírgula. No caso de a função não possuir argumentos, utiliza-se parêntesis vazios. Exemplo:

nome_da_funcao1(); // Chamando função sem argumentos
nome_da_funcao2("Olá", "Mundo"); // Chamando função com dois argumentos

Retorno das funções

Algumas funções podem ter retornos. Retornos são uma forma de passar algum resultado de uma função, como por exemplo, um número que represente que a função funcionou direito, ou então o resultado de uma conta feita pela função. Para retornar um valor, basta usar o comando return, seguido do valor a ser retornado e ponto-e-vírgula. E, para receber o retorno de uma função, basta atribuir a função como valor para uma variável. Exemplo:

function funcao3()
{
   return "Oi!";
}

var r = funcao3();

A variável r, no exemplo acima, será igual a "Oi!".

Postagens relacionadas

0 comentários:

Postar um comentário