sábado, 26 de setembro de 2009

Como usar variáveis em C#

Em C#, há 15 tipos diferentes de variáveis. São eles: byte, sbyte, short, ushort, int, uint, long, ulong, float, double, decimal, bool, char, string e object.

Declaração

A declaração de uma variável segue os seguintes modelos:

tipo nome1;

tipo nome2 = valor;

tipo nome3, nome4;

tipo nome5 = valor, nome6 = valor;

Não necessariamente deve-se atribuir um valor, na hora da declaração de uma variável. Exemplo:

tipo nome1;
nome1 = valor;

Variáveis e tipos de dados

Uma variável pode ser representada como uma caixa, onde se pode guardar objetos (valores). Cada caixa possui um tamanho e finalidade diferentes (tipo de dados), a qual lhes permite guardar vários objetos (valores). Para identificar as caixas, colocamos fitas com nome (nome da variável). Quando queremos abrir uma caixa, procuramos pelo nome. Os vários tamanhos (8 bits: 1 byte; 16 bits: 2 bytes; 32 bits: 4 bytes; 64 bits: 8 bytes; 128 bits: 16 bytes) pesam na prateleira (memória).

Inteiros: byte, sbyte, short, ushort, int, uint, long e ulong

Em C#, existem 8 tipos de variáveis puramente do tipo inteiro. Cada um com um valor mínimo e máximo próprios:

byte nome1 = 255; // Mínimo: 0 Máximo: 255 (8 bits, sem sinal)
sbyte nome2 = 127; // Mínimo: -128 Máximo: 127 (8 bits, com sinal)

short nome3 = 32767; // Mínimo: -32768 Máximo: 32767 (16 bits, com sinal)
ushort nome4 = 65535; // Mínimo: 0 Máximo: 65535 (16 bits, sem sinal)

int nome5 = 2147483647; // Mínimo: -2147483648 Máximo: 2147483647 (32 bits, com sinal)
uint nome6 = 4294967295; // Mínimo: 0 Máximo: 4294967295 (32 bits, sem sinal)

long nome7 = 9223372036854775807; // Mínimo: -9223372036854775808 Máximo: 9223372036854775807 (64 bits, com sinal)
ulong nome8 = 18446744073709551615; // Mínimo: 0 Máximo: 18446744073709551615 (64 bits, sem sinal)

Também é possível usar os nomes das classes:

Byte obj1 = 255; // byte
SByte obj2 = 127; // sbyte

Int16 obj3 = 32767; // short
UInt16 obj4 = 65535; // ushort

Int32 obj5 = 2147483647; // int
UInt32 obj6 = 4294967295; // uint

Int64 obj7 = 9223372036854775807; // long
UInt64 obj8 = 18446744073709551615; // ulong

Reais: float, double e decimal

Em C#, em números reais usa-se ponto (.), ao invés de vírgula (,). No entanto, uma variável de tipo real (float, double ou decimal) pode conter valores inteiros.

float nome1 = 9999998.9f; // (32 bits)
float nome2 = 9999999;
double nome3 = 999999999999998.9; // (64 bits)
double nome4 = 999999999999999;
decimal nome5 = 18446744073709551615.9m; // (128 bits)
decimal nome6 = 18446744073709551615;

Também é possível usar os nomes das classes:

Single obj1 = 9999998.9f; // float
Single obj2 = 9999999;
Double obj3 = 999999999999998.9; // double
Double obj4 = 999999999999999;
Decimal obj5 = 18446744073709551615.9m; // decimal
Decimal obj6 = 18446744073709551615;

Por regra, as variáveis do tipo float devem possuir o sufixo “f” ou “F” após o valor numérico, e as do tipo decimal, o sufixo “m” ou “M”. Isso apenas quando estiverem representando um valor real. Caso não inclua o sufixo, gerará um erro, e a variável será considerada do tipo double.

Caracteres: char e string

Se o tipo de variável for char, deve-se usar aspas simples (') em torno do valor, e se for do tipo string, deve-se usar aspas duplas (") em torno do valor. Exemplo:

char nome1 = 'R';
string nome2 = "Ricardo";

Também é possível usar os nomes das classes:

Char obj1 = 'R';
String obj2 = "Ricardo";

As variáveis do tipo char podem ter como valor apenas um caractere, enquanto as do tipo string podem ter vários caracteres. Diferentemente da linguagem C, em C# o valor das varáveis do tipo char não pode ser um inteiro, para representar um código ASCII. Por outro lado, as variáveis do tipo char de C# possuem 16 bits, o que as permitem guardar valores Unicode.

Booleano: bool

Variáveis do tipo bool podem conter apenas um valor, que pode ser true (verdadeiro) ou false (falso), que equivalem em C, respectivamente, a 1 e 0. Diferentemente de C, pela sua existência, é proibido o uso de valores inteiros para representar um valor booleano, diferentemente da linguagem C.

bool nome1 = true;
bool nome2 = false;

Também é possível usar os nomes das classes:

Boolean obj1 = true;
Boolean obj2 = false;

Objeto: object

Variáveis do tipo object podem conter valores de quaisquer tipos (ou instâncias de quaisquer classes). É aí que entra o conceito de Programação Orientada a Ojetos (POO ou OOP), o qual explicarei com mais detalhes em um tutorial futuro. Exemplo:

object nome1 = 82;
object nome2 = 1.5;
object nome3 = 'R';
object nome4 = "Ricardo";
object nome5 = true;

Object obj1 = new Int32();
Object obj2 = new Double();
Object obj3 = new Char();
Object obj4 = new String();
Object obj5 = new Boolean();

Atribuindo um valor às variáveis

Para dar um valor à uma variável, basta por o nome da variável, seguido do sinal de igual (=), seguido do valor e seguido de um ponto-e-vírgula (;), respeitando as seguintes regras:

  • Valores de variáveis do tipo char, devem estar dentro de aspas simples (')
  • Valores de variáveis do tipo string, devem estar dentro de aspas duplas (")

Exemplo:

int nome1 = 82;
double nome2 = 1.5;
char nome3 = 'R';
string nome4 = "Ricardo";
bool nome5 = true;

Acessando o valor das variáveis

Para acessar o valor de uma variável, basta indicá-la pelo nome. Exemplo:

byte r;
r = 18;

Console.WriteLine("Valor da variável: {0}", r);

Para mais informações sobre os tipos de dados do C#, consulte: .NET Framework Class Library Overview (em inglês).

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3 comentários:

Anônimo disse...

Como faz para salvar o valor da variável? Ai quando ele executar o programa, já carrega o valor que tava a variável? Obrigado.

Ricardo Veloso disse...

O que você quer é serialização.

msdn.microsoft.com/en-us/library/4abbf6k0.aspx

BLOG do Nalmir disse...

Muito bom!

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